COMO ELABORAR UM BOM SEMINÁRIO!
- Erick Souza
- 9 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
As dúvidas, na hora de elaborar qualquer trabalho acadêmico, são evidentes. Isso acontece pelo fato de que muitas vezes o estudante nunca viu falar desse determinado trabalho e, como se não bastasse, o professor(a) não explica como deve ser desenvolvido o mesmo. Este momento é complicado! Sabendo dessa necessidade, nosso site vem com a finalidade de eliminar esse problema, ensinado passo a passo, como elaborar diversos tipos de trabalhos acadêmicos.

Quando o professor(a) pede para desenvolver um seminário, logo, aparecem as dificuldades que vão desde preparação até a apresentação do mesmo. No presente artigo, você verá uma série de direcionamentos para que você, tanto individualmente, quanto em equipe, consiga preparar e apresentar tranquilamente seu trabalho.
Bom, o primeiro aspecto a ser desenvolvido na preparação do seu seminário, é a leitura do material base do trabalho. Normalmente, o professor(a), quando passa um apresentação, indica o recurso, o qual deve ser apresentado. Sendo assim, é este que você vai começar a estudar, destacando as partes mais relevantes. Faça mais que uma leitura para que você compreenda bem o que tal material aborda.
Feito isso, o segundo elemento, refere- se à materialização do seminário, pois você vai traçar um objetivo geral e desencadear os principais pontos que serão apontados ao longo do seminário, atendendo ao objetivo proposto por você. Tudo isso será desenvolvido a partir do material base que você já leu. Outra questão importante é que, na apresentação do conteúdo, não atropele as informações, pelo contrário, siga a ordem que a obra base apresenta, ou seja, o que está no fim, não traga para o início e vice-versa. Aborde ponto por ponto de maneira sequencial e organizada. Lembre- se: num seminário, você estará apresentando para um público, logo, organização é tudo!
O terceiro aspecto é a apresentação. Neste momento, procure controlar o nervosismo e buscar controle na sua exposição. Este controle é caracterizado na velocidade da fala, pois você não pode falar rápido demais, mas também, não muito devagar; não debruce sobre mesas, paredes e elementos do gênero; não fique olhando apenas para um ponto especifico, articule o olhar pelo público que te assiste, pois isso contribui para o domínio de sua exposição; fique a vontade para levar uma “colinha” com os pontos que você pretende desdobrar, só não pode ficar focado(a) no papel, apenas lendo.
Observação: se o seminário for em equipe, desenvolva esses mesmos pontos colocados acima, mas sempre faça tudo isso em conjunto. Marque reuniões com os componentes, preze sempre pelo diálogo e siga tais direcionamentos.
DICAS EXTRAS:
· Confira a aula como elaborar um bom seminário. Clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=GZuWeLQ3dYU
· Confira, também, a aula de técnicas para apresentar seminários. Clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=Q-WY5BAAXzg
Comments