COMO ELABORAR FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO!
- Erick Souza
- 11 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
As dúvidas, na hora de elaborar qualquer trabalho acadêmico, são evidentes. Isso acontece pelo fato de que muitas vezes o estudante nunca viu falar desse determinado trabalho e, como se não bastasse, o professor(a) não explica como deve ser desenvolvido o mesmo. Este momento é complicado! Sabendo dessa necessidade, nosso site vem com a finalidade de eliminar esse problema, ensinado passo a passo, como elaborar diversos tipos de trabalhos acadêmicos.

É impossível passar pela vida acadêmica sem depara-se com o chamado “fichamento”, pois este é um dos trabalhos mais populares pedidos nas faculdades e universidades. Mas, o que é um fichamento? De forma geral, este se caracteriza por apresentação das principais ideias de determinada obra, seja um livro, um artigo, dentre outros. O fichamento desencadeia tamanha importância na medida em que, com ele em mãos, você, numa consulta posterior, não precisa mais recorrer à obra original para pesquisar determinado aspecto. Sendo assim, o fichamento substitui, futuramente, a obra a qual este é oriundo.
Um elemento a chamar atenção, é o fato de que existem, basicamente, três tipos de fichamento, são eles: citação, bibliográfico e o de resumo ou conteúdo. Apesar de todos serem fichamentos, cada um deles possuem suas especificidades, por isso, a forma de elaboração de cada um pode variar.
O foco do presente artigo é apresentar os detalhes do processo de elaboração do fichamento bibliográfico:
PASSO 1- LEITURA ATENCIOSA DO RECURSO A SER FICHADO: sua primeira ação no desenvolvimento do fichamento bibliográfico é fazer uma boa leitura, marcando as partes que você achar mais significantes na obra. Uma dica importante é que você não faça apenas uma leitura, mas faça releituras do conteúdo, pois, assim, você conseguirá filtrar as informações mais pertinentes que a ferramenta fichada aponta. Tendo feitas as leituras, seguidas dos destaques dos principais trechos, você está pronto para seguir a próxima etapa!
PASSO 2- INSERÇÃO DA REFERÊNCIA, NO SEU FICHAMENTO, DA OBRA QUE ESTÁ SENDO FICHADA: logo no início do seu fichamento, a referência deve ser inserida. Essa é uma regra fundamental, pois a referência é a identidade de uma obra, logo, é isso que vai indicar de qual obra tal fichamento é oriundo. Segue um exemplo de referência bibliográfica pronta, de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e é desta maneira que deve aparecer no começo de seu trabalho: MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. 1º ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção Primeiros Passos).
PASSO 3: ESCRITA DO FICHMANETO, COM SUAS PALAVRAS: agora é a hora que você vai começar a formular o “corpo” do seu fichamento bibliográfico. Sendo assim, comece a escrever, com suas palavras, as informações que foram destacadas ao longo de sua leitura. É interessante que cada informação que você vai fichando, seja colocada por tópicos, pois isso organiza e torna seu trabalho mais compreensível.
Observação: lembre- se, apesar do fichamento bibliográfico ser escrito com suas palavras, tome cuidado para não mudar o sentido do que o autor da obra fichada apresenta, pois isso é um fichamento bibliográfico e não uma resenha!
DICAS EXTRAS:
· No fichamneto bibliográfico você também pode utilizar citações diretas, mas não abuse;
· Confira a aula de fichamento bibliográfico. Clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=RFHYhTUBTz4
Comments